Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de prováveis casos de dengue, tiveram um aumento significativo em todo o país em 2022, se comparado com mesmo período de 2021. De acordo com o levantamento, foram registrados quase 400 mil casos prováveis de dengue no ano de 2022, o que representa um aumento de 95% em relação ao mesmo período do ano de 2021.
Essa é a realidade resultante da reunião de levantamentos feitos pelos órgãos responsáveis pela vigilância epidemiológica de municípios de todo país.
O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, Fernando Rocha, vem, a exemplo do resto do país, trabalhando para conscientizar a população para a importância desse trabalho de combate à Dengue, que geralmente pode ser realizado dentro de sua própria casa, no seu próprio espaço de terrenos em que mora, tudo sem utilizar qualquer tipo de material que possa ter custos para a realização dessa vistoria.
Temos que realizar muitas vezes classificadas como simples, mas, que são de grande importância e podem ser intensificadas em locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.
“O trabalho da Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica é executado durante todo o ano, com ações de prevenção e controle da dengue: assistência aos pacientes, combate ao vetor, mutirões de limpeza e comunicação/mobilização social. O objetivo é prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti; conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue; reduzir o número de cidadãos com a doença, garantir a assistência médica aos pacientes e evitar óbitos”, enaltece Fernando Rocha.
A população não pode ficar de fora dessa guerra contra o mosquito
É de suma importância a participação da população no combate ao mosquito que causa as doenças dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Essa ajuda pode ser dada a partir da observação e eliminação de eventuais focos. Segundo especialistas do setor de epidemiologias, trabalhar para o combate à dengue vai além da ação dos agentes: é imprescindível o comprometimento da comunidade, que deve manter todos os cantos das residências livres de possíveis locais propícios à proliferação dos mosquitos.
“O trabalho de combate à dengue é diário e contínuo: toda semana o morador deve tirar dez minutos do seu tempo para conferir os locais que possam acumular água parada, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, alerta o Vereador Fernando Rocha.
“Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, ressaltou o Presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste.
Ainda segundo o Fernando Rocha, “a prevenção é a melhor forma de combater a doença e todo local de água parada deve ser eliminado, já que é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos”.
Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada, destacou o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, Fernando Rocha.
cmsgo