Para a Saúde de São Gabriel do Oeste, 2022 também foi um ano dedicado à causa animal. De acordo com dados apresentados pelo setor de Vigilância Ambiental e Zoonoses, mais de 400 animais foram gratuitamente castrados pela Secretaria tendo em vista o bem-estar e o controle populacional dos bichinhos na cidade.
Em uma parceria com o município vizinho de Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel recebeu a unidade Castramóvel, um trailer equipado com centro cirúrgico que facilitou a realização da esterilização dos animais. Raiane Oliveira, médica veterinária responsável pelo setor e pelo atendimento na unidade informou que, no primeiro momento, a prioridade foi a realização da castração dos animais das Ongs e os machos cadastrados no sistema da Secretaria.
“Esperamos em 2023 ampliar ainda mais este atendimento. Há ainda uma fila de espera de mais outros 400 cães e gatos, entre machos e fêmeas, que devem passar pelo centro cirúrgico ainda no primeiro semestre”, pontou. A veterinária informou que o trailer deve retornar ainda na próxima semana ao Município, já que seu atendimento é realizado por escala, permanecendo cerca de 15 a 20 dias em cada cidade.
Geraldo Rolim, secretário de Saúde, revelou que, além da campanha de castração, outras ações de apoio ao bem-estar animal ainda estão programadas para acontecer em 2023 e que em breve, a pasta terá novidades para a população, redobrando o carinho e cuidado com os pets da cidade. O secretário também destacou o alto índice de vacinação para cães e gatos com a antirrábica neste ano, onde mais de 3 mil animais foram imunizados apenas no dia D.
“Estas foram apenas algumas das ações realizadas em 2022 e muitas outras estão por vir. Nós estamos sempre ouvindo a nossa comunidade e temos pensado em diversas campanhas futuras com intuito de evitar o abandono de cães e gatos, além da ampliação de serviços que devem trazer a prevenção de doenças para os nossos pets”, concluiu Geraldo Rolim.
pmsgo