Usinas de açúcar indianas fecham mais cedo em 2023

As usinas de açúcar no maior estado produtor da Índia, Maharashtra, devem interromper a moagem de cana 45 a 60 dias antes do ano passado, já que as fortes chuvas reduziram a disponibilidade de cana-de-açúcar, disse um alto funcionário do governo estadual à Reuters.

O estado ocidental de Maharashtra, que responde por mais de um terço da produção de açúcar do país, pode produzir 12,8 milhões de toneladas de açúcar na safra 2022/23 que começou em 1º de outubro, abaixo da previsão anterior de 13,8 milhões de toneladas, disse o comissário de açúcar de Maharashtra, Shekhar Gaikwad.

A menor produção de açúcar pode impedir que o segundo maior exportador do mundo permita exportações adicionais, potencialmente sustentando os preços globais e permitindo que os rivais Brasil e Tailândia aumentem seus embarques.

A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas do adoçante na atual temporada e, desse total, as usinas já fecharam contrato para exportar 5,7 milhões de toneladas. “Chuvas excessivas reduziram o crescimento vegetativo da cana-de-açúcar. Este ano, a cana mais baixa está disponível para moagem”, disse Gaikwad.

Algumas usinas na parte central do estado podem começar a encerrar as operações em 15 dias e, até o final de abril, todas, exceto três ou quatro usinas, podem ter parado de moer, disse ele.

As usinas de açúcar em Maharashtra estiveram operacionais até meados de junho em 2021/22, enquanto lutavam para colher uma safra recorde. Maharashtra, que frequentemente surpreende o mercado global de açúcar com grandes oscilações na produção, produziu até agora 6,76 milhões de toneladas de açúcar, um pouco acima das 6,67 milhões de toneladas do ano passado.

Menos exportações

Em 2021/22, Maharashtra produziu um recorde de 13,7 milhões de toneladas, acima da estimativa inicial de 11,2 milhões de toneladas, permitindo a Nova Deli exportar um recorde de 11,2 milhões de toneladas.

Mas este ano, a produção de açúcar em Maharashtra e na vizinha Karnataka foi revisada para baixo e não permitirá que a Índia exporte açúcar adicional procurado pela indústria, disse um negociante de Mumbai com uma empresa de comércio global.

Como a cota de exportação de açúcar estava quase esgotada, a Indian Sugar Mills Association e outros órgãos comerciais solicitaram ao governo que permitisse exportações adicionais de até 4 milhões de toneladas. “A indústria estava apostando no aumento da produção em Maharashtra para convencer o governo a aumentar as exportações. Mas, em vez de aumentar, a produção de Maharashtra está diminuindo”, disse o comerciante. A Índia exporta principalmente açúcar para a Indonésia, Bangladesh, Malásia, Sudão, Somália e Emirados Árabes Unidos.

 

Fonte :Reuters 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *