O aumento de ataques violentos contra estudantes, professores e funcionários em escolas tem gerado preocupação em autoridades e na sociedade civil em todo o país, incluindo São Gabriel do Oeste. Preocupados com a segurança da comunidade escolar, o prefeito Jeferson Tomazoni e a secretária de Educação, Danielle Emiliani, convocaram líderes municipais e autoridades de segurança para discutir e elaborar um novo protocolo a ser implementado na cidade.
O objetivo do Protocolo de Segurança (PSE) é oferecer ferramentas que instrumentalizem um ambiente de paz e segurança, tanto no aspecto preventivo quanto reativo às ameaças presentes na vida em sociedade. O protocolo será entregue a cada unidade municipal para ser rapidamente implantado. As medidas incluem um controle rígido de entrada de qualquer cidadão nas escolas, fechamento dos portões durante todo o período de aula, seguimento dos horários preestabelecidos de entrada e saída de estudantes e um supervisor nos portões das escolas. Os profissionais da educação serão capacitados para identificar qualquer possível ameaça no ambiente escolar e as câmeras de segurança serão monitoradas.
Além disso, será adotado um canal rápido de comunicação com as polícias Militar e Civil, que estarão disponíveis para a troca de informações sobre segurança e conselhos na área. As forças policiais já reforçaram durante a semana a ronda escolar, dando suporte e mantendo a proteção de todos os estudantes nas entradas e saídas das escolas e CMEIs.
A secretária de Educação ainda ressalta a importância de todos colaborarem no enfrentamento às fake news no ambiente escolar e não compartilharem conteúdos de violência relacionados às escolas, especialmente as informações de cunho duvidoso, sem confirmações de fontes oficiais. Todas as mensagens de supostas ameaças em redes sociais estão sendo monitoradas e investigadas pelos órgãos competentes.
Outras ações constantes no protocolo serão implementadas, incluindo a instalação de concertinas nos muros das unidades escolares, adequação de altura de muros e criação de uma central de monitoramento de câmeras. Danielle orienta que suspeitas de ataques a instituições sejam denunciadas pela internet na nova plataforma criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.mj.gov.br/escolasegura), que permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente.
A divulgação oficial do protocolo do município será realizada ainda esta semana, após a divulgação do Plano de Segurança nas Escolas criado pelo estado de Mato Grosso do Sul, que será disponibilizado nesta quarta-feira.
A reunião para discutir o assunto contou com a presença do presidente da Câmara, Fernando Rocha, da vereadora Kalícia de Brito e das autoridades de segurança municipais, incluindo o delegado da Polícia Civil Fábio Magalhães, o delegado adjunto Matheus Vital, a capitã Juliana Ornelas Ribeiro do Corpo de Bombeiros e o Tenente-coronel Célio Ramos Barbosa da Polícia Militar.
pmsgo