A Prefeitura de São Gabriel do Oeste realizou, na última quarta-feira (12), a aula inaugural do projeto “Libras Mãos que Falam”, que tem como objetivo ensinar a Língua Brasileira de Sinais gratuitamente para a comunidade.
O projeto já formou 233 alunos em seis turmas desde o seu início e, neste ano, conta com 235 alunos distribuídos em três turmas, para os níveis básico, intermediário e avançado.
As aulas serão ministradas por duas professoras intérpretes, Cristina e Natália, em dois períodos: duas turmas noturnas na Acisga e duas turmas matutinas na Prefeitura.
A diretoria do Departamento de Formação Continuada, representada por Lourdes Bresolin Pitchenin, explicou como serão os dez meses de curso e orientou os alunos sobre o processo de aprendizagem.
O projeto conta com a parceria de instituições importantes da região, como a Acisga, Aurora, Cooasgo e Câmara Municipal. A iniciativa tem como objetivo promover a acessibilidade na prática, difundindo a comunicação da comunidade surda e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
A Prefeitura de São Gabriel do Oeste reafirma o seu compromisso com a inclusão social e a valorização da diversidade, por meio de projetos que promovem a igualdade de oportunidades para todos.
“O ‘Libras Mãos que Falam’ é mais uma iniciativa que demonstra a importância da comunicação acessível e da educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Valdecir Malacarne, vice-prefeito presente no evento.