A segurança nas escolas e CMEIs da rede de ensino de São Gabriel do Oeste foi o tema central da reunião realizada nesta segunda-feira (17) entre a Polícia Militar, a Secretaria de Educação e os gestores das unidades escolares. O Capitão Yago Arruda Cunha, subcomandante da 12ª CIPM, apresentou um Plano de Emergência que deve ser implementado em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
O protocolo apresentado inclui treinamento e capacitação para os educadores sobre como agir durante um ataque em uma unidade escolar, traçando rotas de fuga e estratégias. Durante a reunião, a secretária de Educação, Danielle Emiliani, debateu ideias com os gestores e discutiu planos para a implementação de projetos e políticas públicas voltadas também à conscientização da segurança no ambiente escolar.
Além disso, foram discutidas questões estruturais das unidades, como muros e saídas de emergência, e apresentado um vídeo com o plano que será implementado, baseado no já executado nos Estados Unidos, que será adaptado para o ambiente estadual. Também foram discutidas medidas como a intensificação das rondas de patrulhamento da Polícia Militar.
A reunião foi considerada um passo fundamental para garantir a segurança nas escolas e CMEIs de São Gabriel do Oeste. Durante a semana, serão realizadas reuniões com os educadores, pais e estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas para conscientizá-los sobre a importância da segurança escolar e treiná-los em como agir em situações de emergência.
111111A Secretária de Educação agradeceu aos órgãos de segurança que estão trabalhando incansavelmente para garantir a segurança nas escolas da cidade. Com a implementação do Plano de Emergência, espera-se que a comunidade escolar esteja preparada para agir em situações de emergência e que a segurança nas unidades escolares seja ampliada.