Nesta quinta-feira (18), as atividades da campanha “Faça Bonito”, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, continuaram em São Gabriel do Oeste. A Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA, realizou o plantio simbólico de flores amarelas nos canteiros da Praça da Igreja Matriz.
Além de promover a sensibilização, cada flor plantada representa um caso de abuso registrado no município desde 2020. A ação também tem o objetivo de divulgar o Disque Direitos Humanos, o Disque 100, um serviço gratuito disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Mais de 70 flores foram plantadas no local e estarão disponíveis para “colheita” pela população no final do dia. A secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, ressaltou que todos os dias devem ser de combate a esse tipo de violência e crime. Ela enfatizou a importância de denunciar, divulgar e realizar campanhas para diminuir ou acabar com essas crueldades.
Essa ação simbólica busca chamar a atenção para os casos de violência no município. Após o plantio, outro evento de conscientização foi realizado no Auditório da Prefeitura Municipal.
Sobre a data, o dia 18 de maio é uma referência ao crime ocorrido em 1973, conhecido como Caso Araceli, na cidade de Vitória (ES). Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de famílias tradicionais e influentes do Espírito Santo. A partir de 2000, por meio da Lei 9.970, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.