Ministros de agricultura e funcionários do setor agropecuário de 25 países das Américas se reunirão na Costa Rica na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Durante o encontro de dois dias, eles buscarão um consenso sobre as ferramentas para enfrentar a crise hídrica que afeta a região e é crucial para a segurança alimentar global. O IICA lançará o Plano Hemisférico de Água e Agricultura, que visa apoiar a busca por soluções para a escassez de água na agricultura.
“A segurança alimentar e nutricional e a sustentabilidade ambiental do mundo dependem do continente americano. As múltiplas crises que enfrentamos, por sua vez, colocam a agricultura no topo da agenda global, e nela se destaca a importância crítica de nossos países como produtores e fornecedores de alimentos. Todos esses temas estarão no centro dos debates, incluindo as propostas concretas de atenção ao problema da segurança hídrica”, disse o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, ao apresentar a reunião.
O encontro contará com a participação de diversos ministros e autoridades do setor agropecuário das Américas, incluindo o Ministro Weir e outros representantes de Belize, Costa Rica, El Salvador, Granada, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Santa Lúcia, Saint Kitts e Nevis, República Dominicana, Trinidad e Tobago, e Antígua e Barbuda.
O encontro acontecerá em meio a um contexto global complexo, com o conflito no Leste Europeu impactando os preços dos produtos básicos e a segurança alimentar, além dos efeitos contínuos da pandemia de Covid-19. A crise climática também é preocupante para a produção agrícola em países das Américas, vulneráveis a eventos meteorológicos extremos. O IICA prestará contas sobre o calendário institucional com atividades técnicas importantes, e será discutido o caminho para a Conferência Ministerial que ocorrerá na sede do IICA. O objetivo é criar uma parceria continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, enfrentando a crise multidimensional global.
IICA