O projeto ‘Cassems Itinerante’ desenvolvido pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), completa dez anos em agosto e no primeiro semestre deste ano já realizou 4.559 atendimentos em 11 municípios de Mato Grosso do Sul. No mesmo período do ano passado, o projeto realizou 3.546 consultas e atendimentos médicos.
O resultado representa um crescimento de 28.57% nas consultas médicas realizadas pelo projeto que tem como objetivo principal, amenizar as dificuldades encontradas pelos beneficiários da Cassems na procura por atendimento médico ao mesmo tempo em que leva assistência à saúde aos associados no interior do estado.
Nestes dez anos, o “Cassems Itinerante” realizou mais de 58.821 atendimentos nas cidades de Corumbá, Naviraí, Jardim, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Coxim, Maracaju, Três Lagoas, Nova Andradina, Fátima do Sul. O que, de acordo com a diretora de Assistência à Saúde (DAS) da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, é um importante programa para equalizar a demografia médica em Mato Grosso do Sul.
“A viabilização do programa aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas no interior do estado, então, visando amenizar as necessidades da população nesses municípios em ter o acesso a medicina especializada surgiu o Cassems Itinerante. Com o projeto temos conseguido levar para todas as nossas regiões do estado especialistas em 13 áreas médicas atendendo assim, às necessidades dos nossos beneficiários”, salienta Budib.
Atualmente, em todo o Brasil, existe um déficit para algumas especialidades da medicina o que por consequência, dificulta o credenciamento de especialistas no interior do estado. Para contextualizar o cenário, a reumatologia é uma das especialidades mais procuradas pelos beneficiários. Existem 66 especialistas cadastrados no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul e 42 atendem somente em Campo Grande. A Cassems tem 21 credenciados nesta especialidade – entre profissionais e clínicas.
Segundo Budib, as especialidades que entram no programa são resultado de estudos realizados pela área técnica, que identifica as principais necessidades dos beneficiários do interior de Mato Grosso do Sul. “Trabalhamos com indicadores para avaliar as demandas do interior, então assim, quando há uma demanda por cardiologista e não temos esse especialista credenciado na região, ou um reumatologista, levamos esse especialista para realizar o atendimento naquele município”, detalha Maria Auxiliadora Budib.
De acordo com a gerente da Unidade Regional da Cassems em Corumbá, Rosana Lídia da Silva Pereira, a iniciativa tem ampliado o acesso de beneficiários aos profissionais especializados no interior. “O atendimento oferecido em nossa rede própria é diferenciado, contamos com uma equipe humanizada e acolhedora. Inclusive, temos projetos de abrir mais dois consultórios diante da demanda dos beneficiários da região, contando também com sala de triagem”, ressalta.
Comparando dados de atendimento, entre o primeiro semestre de 2022 e 2023, o Cassems Itinerante passou de nove especialidades para 13 especialidades médicas tais como: psiquiatria, geriatria, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ginecologia e obstetrícia, reumatologia, cardiologia e pediatria, a ação de prevenção passou a disponibilizar consultas e tratamentos de ortopedia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Atualmente tem uma equipe formada por 43 médicos especialistas.
ass.com