Durante os dias 15, 16 e 17 de setembro, aconteceu em Campo Grande o 1º Festival Internacional de Carnes Do pasto ao Prato. O Objetivo do festival era o de divulgar as carnes assadas do Mato Grosso do Sul internacionalmente e colocar Campo Grande no roteiro gastronômico do Brasil.
30 Cheffs foram convidados a participar do evento. Ao todo foram mais de 200 assadores profissionais em mais de 30 estações que deixaram o Parque de Exposições Laucídio Coelho com um irresistível aroma de churrasco nesses três dias. Com porções no valor médio de R$ 20,00 o público teve oportunidade saborear praticamente todos os tipos de carnes assadas características do nosso estado. Nos três dias de evento, mais de 15.000 pessoas passaram pelo parque de exposições e aproximadamente 6 toneladas de carne foram assadas no festival.
Foram oferecidos workshops com chefs renomados e o público interessado também pôde aprender um pouco sobre as técnicas culinárias para a produção de um bom churrasco.
Com mais de 27 anos de experiência como assador de suínos o cheff e cooperado da COOASGO Sidinei Scotton, mais conhecido como SHONGA, foi uma das personalidades culinárias convidadas para o evento.
O famoso Leitão no Rolete, característico de São Gabriel do Oeste pôde então ser apreciado com destaque no festival. Com a estação localizada logo na entrada da área destinada aos assadores no parque de exposições, o stand do Cheff Shonga. “Porco no Rolete”, já podia ser visto de longe e se tornou parada obrigatória para os visitantes. De acordo com ele, somente em sua estação, foram assados 10 leitões e aproximadamente 2.000 porções foram servidas ao público. Sendo um dos stands mais visitados e procurados da feira.
“É um prazer ter sido convidado para este Primeiro Festival Internacional de Carnes do Mato Grosso do Sul. Poder representar a culinária regional da cidade de São Gabriel do Oeste e a tradição do consumo da carne suína só reforça o poder da suinocultura na nossa região. Estou aqui também representando a COOASGO que é a grande parceira dos suinocultores. É uma honra, depois de 27 anos assando leitão no rolete, ter meu trabalho reconhecido ao ponto de ser convidado para um festival internacional. Foi uma satisfação enorme ser convidado entre os 30 melhores assadores do estado do Mato Grosso do Sul para essa festa grandiosa aqui. E daqui para frente é só alegria e satisfação em divulgar e incentivar o consumo da carne suína.”
Relata Shonga, animado com a repercussão e sucesso da sua estação no Festival e com retorno positivo do público ao o sabor de seu leitão no rolete. Na manhã do sábado, segundo dia de festival, Shonga já tinha assado, apenas na noite anterior de sexta-feira, 4 do total de 10 leitões consumidos nos 3 dias de evento.
Em ocasiões de reconhecimento assim, onde o que é da nossa região é valorizado e o consumo da carne suína é incentivado, a COOASGO sente orgulho em ser parceira dos suinocultores e poder contribuir para o desenvolvimento da suinocultura, da comunidade e da região de São Gabriel do Oeste.