O presidente Lula (PT) disse que vai conversar com Volodymyr Zelensky sobre os problemas que o presidente ucraniano deseja debater. O encontro está marcado para acontecer nesta quarta-feira (20), nos Estados Unidos.
Lula viajou para Nova York, onde discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (19). Além de Zelensky, o presidente brasileiro também se reunirá com Joe Biden nesta quarta.
Segundo Lula, o pedido do encontro entre Zelensky e ele partiu do governo ucraniano. O Itamaraty ofereceu dois horários para a reunião entre os presidentes. Um deles foi aceito por Zelensky.
Ao ser questionado sobre a expectativa pelo encontro com o ucraniano, Lula afirmou que a conversa será entre “dois presidentes de países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões”.
“Vou conversar sobre os problemas que ele [Zelensky] quer conversar comigo”, afirmou.
O encontro entre Lula e Zelensky será fechado, e a imprensa não poderá acompanhar a conversa.
A TV Globo apurou que a percepção do governo brasileiro é que o presidente ucraniano esteja buscando por apoio e armas. No entanto, Lula deseja reunir países considerados neutros no conflito para uma negociação de paz.
Lula e Zelensky nunca se reuniram a sós presencialmente. Os líderes do Brasil e da Ucrânia chegaram a conversar por telefone em março.
Em maio, o ucraniano tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7, no Japão, mas o governo brasileiro alegou que problemas de agenda impediram a reunião.(Com TV Globo)