Um grupo de estudantes do 6º e 7º ano da Escola Municipal Pingo de Gente, de São Gabriel do Oeste, está participando de um emocionante projeto cultural que coloca o aprendizado nas mãos das crianças. Com a ajuda do programa “De Criança Para Criança” (DCPC), os alunos, com idades entre 6 e 12 anos, das escolas públicas do Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT), no Centro-Oeste, criaram uma série de 12 animações sobre temas importantes, como sustentabilidade e agronegócio. Essas animações estão disponíveis para votação popular no link: https://projetos.ntics.com.br/circuitoculturalnocentrooeste/votacao.
Os filmes produzidos pelo DCPC têm uma duração média de dois minutos cada e abordam questões relacionadas ao meio ambiente e ao agronegócio. Algumas das animações tratam da importância dos rios na agricultura, as mudanças nas estações do ano, a riqueza do cerrado, energias renováveis, economia circular e tecnologias aplicadas na agricultura. A animação criada pelos estudantes de São Gabriel do Oeste explora temas como defensivos agrícolas, a profissão do engenheiro agrônomo e a destinação adequada das embalagens de produtos agrícolas.
O objetivo dessa ação, que conta com o patrocínio da Áster Máquinas é incentivar o aprendizado e o desenvolvimento de competências sociomotoras nas crianças por meio de uma metodologia inovadora. Com o apoio de seus professores, que contam histórias relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e agronegócio, as crianças criaram desenhos que posteriormente foram transformados em animações pelo DCPC, ganhando vida e voz.
Além da Escola Municipal Pingo de Gente, outras escolas de diferentes cidades estão participando e competindo no projeto, incluindo Campo Grande, Maracaju, Sidrolândia, entre outras no Mato Grosso do Sul, e escolas de Cuiabá, Diamantino, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá e Juara, no Mato Grosso.
As crianças estão animadas e mobilizadas para a votação online, e uma campanha já foi iniciada na escola para envolver toda a comunidade nessa causa. É importante destacar que cada voto é único e não pode ser transferido. A secretária de Educação de São Gabriel do Oeste, Daniele Emiliani, convida toda a comunidade são-gabrielense a participar ativamente na votação.
pmsgo