O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na quarta-feira (18) um apoio financeiro de US$ 100 milhões em ajuda humanitária para Gaza e um pacote de defesa “sem precedentes” para Israel em seu discurso em Tel Aviv. Durante sua visita a Israel, Biden se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir o conflito no Oriente Médio. Ele enfatizou o compromisso dos EUA em fornecer todo o apoio necessário a Israel para sua defesa.
Além disso, o presidente expressou preocupação com a explosão no hospital Ahli Arab em Gaza e sugeriu que parecia ter sido causada pelo lado oposto, referindo-se ao Hamas. Biden também comparou as ações do Hamas durante o conflito a “atrocidades que nos lembram os piores atos do Estado Islâmico” e afirmou que, no momento, Israel está mais forte do que nunca.
Ele fez uma analogia entre a incursão do Hamas e o trágico ataque de 11 de setembro de 2001, quando aviões controlados por terroristas atingiram as Torres Gêmeas em Nova York.
reuters