Mais de 100 servidores participaram do evento que abriu a campanha Novembro Azul no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (1º). A programação teve lugar no auditório da Escoex e contou com palestra, exames de PSA, coffee break e sorteio de brindes.
A Saúde do Homem foi amplamente explanada na palestra proferida pelo médico urologista, Celso Augusto Pimenteira. Ele destacou que a campanha serve de alerta para que os homens vejam a importância da realização de exames preventivos. Visto que o câncer de próstata é o que mais mata.
“É imprescindível que no mês de prevenção do câncer de próstata, repassarmos todo o conhecimento sobre o assunto. Mostrar que a partir dos 45 anos, homens que tenham um histórico familiar para o câncer de próstata ou mama, e a partir dos 50 para todos os homens, é necessário realizar exames para prevenir. O exame é simples, e a prevenção do câncer de próstata, quando o diagnóstico é feito precocemente, a gente consegue ter um alcance de 90% de chances de cura. Hoje tenho pacientes de 90, 100 anos, e isso só é possível fazendo uma boa prevenção para saúde do homem”, alertou Celso Pimenteira.
Após a palestra, o médico urologista respondeu às dúvidas e questionamentos dos participantes. Na oportunidade, o servidor Artur Cordeiro, reforçou da importância do TCE-MS em promover essas campanhas no âmbito do Tribunal de Contas. “Ter esse tipo de evento hoje aqui, com palestra e exames é valoroso, pelo conforto que é, porque não precisamos nos deslocar para lugar nenhum, já está sendo oferecido em nossa área de trabalho, e isso é muito legal”.
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, Tatiana Bazan, destacou que assim como foi feito na campanha Outubro Rosa, será também no Novembro Azul. “Nós trouxemos também essa facilidade para os servidores homens, oferecendo o exame laboratorial aqui dentro, colhendo o sangue, para o PSA que é um dos exames que rastreia o câncer de próstata, é um exame complementar com o toque. E trazer para o Tribunal de Contas é uma forma de que realmente haja essa prevenção”, explicou Tatiana Bazan que ainda completou.
“O laboratório vai encaminhar o resultado, e se algum resultado de PSA der alteração, o servidor será direcionado, encaminhado. Não vamos deixar esse servidor desamparado, sem saber o que fazer com o resultado”.
Rifa Solidária
Outra participação especial da manhã, foi a do médico-cirurgião e especialista oncológico, Gustavo Mendes Medeiros. Como diretor-geral do Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, ele destacou a importância do Tribunal de Contas em abrir as portas para ajudar nas iniciativas do Hospital de Câncer, e agradeceu o apoio do presidente do TCE-MS, Jerson Domingos, na divulgação da Rifa Solidária.
“Primeiramente a gente quer agradecer ao órgão que tem extrema importância e visibilidade para o Estado, e esse apoio é fundamental para que a gente consiga alcançar a meta na Rifa Solidária. Uma ação em que ganhamos de doação um trator zero KM e que com a venda da rifa vamos poder ajudar o Hospital a cobrir o déficit mensal, que hoje gira em torno de 700 mil reais só em medicação para os pacientes que estão em tratamento oncológico”, explicou o diretor-geral do HCAA, Dr. Gustavo Mendes.
Lembrando que os números da rifa poderão adquiridos pelo site: www.ajudeohc.com.br
Para participar basta escolher um número, no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) e participar do sorteio do Trator John Deere, modelo 5080E, zero quilômetro, avaliado em R$ 230.000,00.
Podem concorrer ao prêmio qualquer pessoa física, maior de 18 anos, com CPF válido, residente e domiciliada em qualquer Estado brasileiro. O ganhador será definido por meio do sorteio da Loteria Federal do dia 27/12/2023, conforme Certificado de Autorização SER/ME nº01.029449/2023.
ass.com/TCE-MS