Prazo para Atualização Cadastral e Declaração de Rebanhos em MS termina no dia 30 de novembro

Os produtores rurais que possuem propriedades na região do Planalto e Pantanal Sul-Mato-Grossense devem efetuar a atualização cadastral e declarar seu rebanho até o dia 30 do mesmo mês. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) destaca a importância desse compromisso para apoiar as iniciativas que visam avançar o Status Sanitário do MS para Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, proporcionando garantias no controle sanitário dos rebanhos.

Em São Gabriel do Oeste, apenas 35% das declarações foram realizadas até o momento, lembrando que o prazo se estende até o último dia deste mês. A não realização da declaração sujeitará o produtor a uma multa de 100 UFERMS, equivalente a cerca de R$ 4.800,00.

Todos os produtores rurais envolvidos em atividades agropecuárias, em imóvel próprio ou alheio, devem atualizar os dados cadastrais de interesse sanitário presentes no cadastro da Ficha Sanitária/Inscrição Sanitária. Entretanto, para as explorações que trabalham somente com a parte vegetal, a atualização é facultativa, não sendo obrigatória.

É fundamental que os produtores atualizem as informações sobre seu rebanho, incluindo dados sobre nascimentos e mortes, para garantir a completa atualização dos registros, abrangendo diversas espécies.

A declaração é obrigatória para criadores de bovinos e outros animais, como galinhas, galinhas-d’angola, gansos, marrecos, patos, perus, ratitas, perdizes, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codornas, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muar, abelhas, bichos da seda e animais aquáticos.

Para esclarecimento de dúvidas, a Iagro disponibilizou um telefone de contato: 0800-647 67 13. Além disso, a agência divulgou um tutorial nas redes sociais para orientar os produtores durante o procedimento cadastral, acessível através do link:

 Tutorial Atualização Cadastral Semestral da Iagro

 

Notificações

A Iagro também informa que a qualquer notificação de suspeita ou ocorrência de doença em animais deve ser informada ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). Isto vale aos cidadãos, organização ou instituição que tenham animais sob sua responsabilidade.

Quanto mais cedo o serviço veterinário toma conhecimento de suspeita de doenças em animais, mais ágil é a intervenção, evitando um problema mais grave.

Como notificar?

A notificação pode ser feita presencialmente ou por telefone em qualquer unidade da Iagro.

Área animal

Emergência Sanitária ou denúncias

0800 0679 120 ou 99961-9205 (apenas WhatsApp)

iagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *