O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou uma proposta à Assembleia Nacional do país para criar leis que estabeleçam a criação de uma província venezuelana em Essequibo, uma área atualmente sob controle da Guiana, mas disputada por ambos os países. A iniciativa inclui ainda a ordem para a estatal petroleira PDVSA conceder licenças para a exploração de petróleo e gás na região.
Maduro entregou a proposta ao presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodriguez, sugerindo a formação do estado da “Guiana Esequiba”, nome atribuído pelos venezuelanos a essa área disputada. Essa proposta vem à tona após um referendo realizado no domingo (3), no qual 95% dos eleitores presentes votaram a favor da incorporação de Essequibo ao território venezuelano.
Entre as medidas propostas por Maduro estão o início do debate na Assembleia Nacional para aprovação da Lei Orgânica para a defesa da Guiana Esequiba, a criação de um setor específico da PDVSA para a região, a concessão de licenças para prospecção de gás, petróleo e mineração, um plano de assistência social à população local, a criação de um órgão de defesa, e a divulgação do novo mapa da Venezuela em instituições educacionais.
O território de Essequibo é alvo de disputa entre Venezuela e Guiana há mais de um século, sendo controlado pela Guiana desde o fim do século 19. A região, rica em recursos naturais, tornou-se foco de atenção devido à descoberta de petróleo em 2015. Ambos os países reivindicam direitos com base em documentos internacionais, mas a resolução desse impasse permanece um desafio diplomático na América do Sul.
(com inf G1)