Com a chegada do período de chuvas, a atenção para os cuidados com a dengue em São Gabriel do Oeste precisa ser intensificada. O risco de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, aumenta consideravelmente nesta época do ano. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça um alerta à população, solicitando que todos redobrem os cuidados preventivos, especialmente realizando a limpeza de seus quintais.
Segundo Ilaine Marocco, coordenadora de vigilância em saúde da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, o último ano registrou uma redução significativa nos casos de dengue, zika e chikungunya, com apenas 567 ocorrências. Entretanto, nos primeiros 15 dias deste ano, já foram notificados 18 casos, indicando a importância de manter a vigilância.
As altas temperaturas associadas às chuvas formam uma combinação propícia para a criação de novos focos do Aedes aegypti. Ilaine destaca a necessidade de colaboração da comunidade, reforçando a importância de eliminar água parada e possíveis criadouros do mosquito. “Destine alguns minutos da sua semana para inspecionar sua residência, seu quintal, e assegurar que não existam locais propícios para a criação do Aedes”, pontuou Ilaine.
A coordenadora também compartilhou informações sobre a chegada da vacina contra a dengue em fevereiro, destacando que estão em curso discussões sobre estratégias para a cidade. Ilaine enfatiza a dedicação contínua dos agentes de endemias, que estão orientando ativamente a comunidade neste primeiro momento para contribuir na prevenção e controle do mosquito.
“A campanha “SGO contra o Mosquito” continuará sendo realizada na cidade, incluindo ações de orientação nas escolas, blitz educativas e visitas periódicas às casas”, informou Ilaine. Em breve, um calendário de ações, assim como a data de vacinação, será disponibilizado à população. A conscientização e participação de cada cidadão são cruciais para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.