Deputado Beto Pereira pede prorrogação de prazos dos financiamentos agrícolas em MS

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) ocupou a tribuna da Câmara Federal para solicitar medidas emergenciais para tentar diminuir os prejuízos do setor agrícola com a queda na produção de grãos causada por fenômenos climáticos.

De acordo com o parlamentar, a Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho) estima que a safra deste ano será 13,5% menos que a de 2022/2023.

Entre as medidas emergenciais solicitadas por Beto Pereira ao Ministério da Agricultura e Pecuária e ao Ministério da Fazenda estão a prorrogação de prazos dos financiamentos agrícolas como Pronaf, Pronamp e FCO.

O deputado pediu para que sejam estendidas por no mínimo seis meses as parcelas da modalidade custeio e para o final do contrato para a modalidade investimento.

“O momento é de extrema preocupação. A forte queda na produtividade provocada pelas oscilações do clima, somada ao elevado custo de produção, acendeu o sinal de alerta para a agropecuária de Mato Grosso do Sul. Somos um estado responsável por um volume expressivo da produção agrícola do país e por isso precisamos de medidas que amenizem os prejuízos para o setor”, afirmou o deputado.

Segundo Beto Pereira, além das questões climáticas, há ainda a desvalorização do setor, que pode chegar a 20% de acordo com as previsões de mercado. Esse cenário pode antever uma crise econômica em Mato Grosso do Sul com reflexo nacional.

“Estamos diante de uma crise de produtividade no campo e isso pode refletir diretamente no desenvolvimento de toda a nossa economia. Recebi o apelo de entidades que representam o setor para que a Câmara dos Deputados possa sensibilizar o Governo Federal para que estenda a mão aos produtores neste momento”, ressaltou.

 

 

scc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *