Boibras é habilitado para exportar carne bovina para a China

O frigorifico Boibras, em São Gabriel do Oeste, foi habilitado para exportação de carne bovina para a China. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (12). Além da planta de São Gabriel, outros 37 frigoríficos brasileiros foram autorizados a  exportar carne bovina, de aves e suína para o país asiático. Esse é o maior número de plantas autorizadas de uma só vez na história.
A planta frigorífica de São Gabriel do Oeste passou em janeiro por inspeção por videoconferência, sendo reconhecida a sua habilitação para o comércio de carne bovina com o mercado chinês.
Planta da Boibras em São Gabriel do Oeste. Foto: Divulgação
Com as novas habilitações, a previsão do governo brasileiro é que as novas habilitações gerem R$ 10 bilhões adicionais à balança comercial.
Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. O mercado chinês é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango.
Antes dessas autorizações, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China: 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos. Agora, são mais 24 plantas produtoras de carne bovina, nove de carne de aves e um estabelecimento de carne bovina termoprocessada. Também foram habilitados quatro entrepostos, sendo um de carne bovina, dois de frango e um de suínos. São 144 unidades no total.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o anúncio da habilitação de 38 novos frigoríficos para exportar carnes para a China significa um marco na relação bilateral entre os dois países.
“O governo da China acaba de anunciar o estabelecimento de 38 novas plantas comerciais de carnes brasileiras para comercializar com aquele país. É um recorde histórico, um momento muito especial”, disse em postagem nas redes sociais.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio da habilitação de novas unidades frigoríficas de carne de frango e entrepostos frigoríficos para exportar para a China.
“É o maior incremento de habilitações de aves já realizado pela China, após cinco anos sem novas unidades autorizadas. As habilitações são fruto dos esforços conduzidos com competência pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e sua equipe, além do Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do Governo. São, também, um importante reconhecimento da China ao trabalho realizado pelo Brasil”, destacou, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

 

 

vf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *