A Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste se solidariza com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e reforça o pedido para a campanha organizada pela comunidade gabrielense. A iniciativa busca arrecadar diversos itens de extrema necessidade aos desabrigados, como crianças, idosos e animais.
O RS teve mais de 350 municípios atingidos pelas enchentes do total de 497. De acordo com a Defesa Civil, quase um milhão de pessoas já foram afetadas e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta continua vermelho. O Estado já decretou calamidade pública.
São aceitos alimentos, água potável, itens de higiene pessoal, agasalhos, colchões, cobertores e rações para animais. O ponto de coleta é concentrado na empresa Maratec até o dia 11 de maio, próximo sábado.
São Gabriel, que completa 44 anos em 12 de maio de 2024, tem sua história marcada com a do povo gaúcho. Aqui, os pioneiros foram homenageados, inclusive, na bandeira da cidade: “o dragão significa a bravura dos sulistas”. As características naturais da cidade são aliadas aos sonhos dos mineiros, gaúchos e paranaenses que chegaram em meados na década de 1980.
No município há o CTG Chama Crioula, que já foi palco do tradicional Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams).