Rio Guaíba volta a subir e Rio Grande do Sul reforça alerta para novas inundações

 Reprodução

Após registrar mais chuvas no Rio Grande do Sul, o Rio Guaíba voltou a superar os níveis da grande enchente de 1941. Na manhã desta segunda-feira (13), o rio atingiu a marca de 4,78 metros, três centímetros acima do recorde histórico de 4,75 metros, estabelecido naquele ano.

A primeira onda de chuvas deste ano levou o Guaíba a atingir seu recorde em 5 de maio, quando alcançou 5,33 metros. Após uma breve queda, o rio voltou a subir no último sábado (11) devido a uma nova frente fria que causou mais precipitações em Porto Alegre e outras regiões do estado.

Segundo projeções da Sala de Situação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o Guaíba deve alcançar entre 5,50 e 5,60 metros nos próximos dias. Caso isso se confirme, o rio poderá bater uma nova marca histórica, provocando mais inundações na capital gaúcha.

O rio já se encontra 1,78 metros acima do nível de inundação, que é de 3 metros. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicam que o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias.

O mês de maio tem sido especialmente chuvoso em Porto Alegre, com os primeiros 12 dias registrando a maior quantidade de chuvas desde 1961, de acordo com a Climatempo. O acumulado ultrapassou 305,6 milímetros, quase o triplo do volume médio para o mês, que é de aproximadamente 113 milímetros. Nos últimos 48 horas, foram registrados 92,7 milímetros de chuva sobre a região do Jardim Botânico, na capital gaúcha.

 

dcrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *