Aconteceu no dia 17 de maio, na granja do nosso associado Rafael Paludo de Marco, uma visitação das crianças do 6º ano da Escola Municipal Pingo de Gente. O evento foi organizado em parceria com o Sebrae, COOASGO e Aurora Coop. Na ocasião foi proporcionado às crianças do nosso município uma experiência enriquecedora sobre suinocultura.
Rafael Paludo recebeu essa iniciativa com entusiasmo, permitindo que as crianças conhecessem de perto uma granja uma propriedade rural, especificamente uma granja de suínos. Foi fundamental mostrar às crianças que o trabalho rural, quando bem organizado, não é insalubre. Além de aprender sobre novas tecnologias e o trabalho de um veterinário, as crianças também puderam ter um breve contato sobre o que é uma cooperativa.
“A Prefeitura Municipal, contratou o programa Cidade Empreendedora do Sebrae, e realizou algumas entrevistas com pessoas do município, e, fui um desses entrevistados. Um dos pontos que pontuei foi a necessidade e a importância de se pensar nas gerações futuras. Hoje percebemos que existe uma tendência onde poucas pessoas têm interesse pelo trabalho rural e pensando na escassez desses profissionais enxergamos nos projetos do Sebrae a oportunidade de aproximar os jovens do ambiente rural e talvez despertar interesses futuros.
Através do projeto AgroMirim, compartilhamos a experiência de nossa propriedade, destacando a granja e algumas fases essenciais do processo de produção suína, com especial atenção ao estágio de terminação. Durante essa apresentação, ilustramos como o setor de granjas está atualmente bastante tecnificado, demandando profissionais cada vez mais qualificados.
Foi gratificante observar o interesse das crianças, evidenciado pelos questionamentos que surgiram durante a visita. Essa interação proporcionou uma experiência enriquecedora que certamente contribuirá para o desenvolvimento futuro delas.”
Rafael Paludo de Marco, Associado da COOASGO.
“Com iniciativas como essa, acreditamos que podemos inspirar os jovens a explorar o campo da suinocultura, e mostrar o quanto nós, que atuamos nesta área, somos apaixonados por esta atividade. Pudemos falar para as crianças sobre as oportunidades de atuação na Cooperativa e o quanto a suinocultura é grande na nossa região. Falamos também sobre o nosso trabalho junto aos produtores para criação destes animais, como os cuidados de manejos, alimentação, parte sanitária, biosseguridade e principalmente com os critérios de bem-estar animal.
Essas oportunidades nos permitem desmitificar a antiga imagem da criação de suínos em pequenas propriedades rurais, revelando a avançada infraestrutura das modernas instalações de criação que temos hoje em dia.” Destacou Brunna Stefanello Godoy, Assistente Técnica da COOASGO.
Para Luana Botelho, responsável pelos assuntos sociais e educação cooperativista da COOASGO, essa é a melhor forma de disseminar o conhecimento, seja sobre o cooperativismo, seja sobre as atividades produtivas no meio rural.
“Começar desde cedo, na infância, é a chave para despertar a curiosidade e construir um caminho de aprendizado”.
O cooperativismo, em sua essência mais pura, promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos.