Plantio de soja avança em MS com 32% da área já semeada na safra 2024/2025

O plantio de soja em Mato Grosso do Sul segue em ritmo acelerado na safra 2024/2025, alcançando 32% da área estimada até o dia 18 de outubro, de acordo com o projeto SIGA/MS, realizado pela Aprosoja/MS e divulgado hoje (23). O sul do Estado registra o maior avanço, com 39,7% da semeadura já realizada, seguido pelas regiões centro (20,7%) e norte (17,2%). Ao todo, aproximadamente 1,4 milhão de hectares já foram plantados.

Plantação de soja

Laguna Carapã lidera entre os municípios, com 70% de sua área plantada, seguida por Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia, que atingiram 65% da área estimada. Comparando com a safra anterior, o Estado apresenta um avanço significativo de 10,1 pontos percentuais.

Segundo o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, o desenvolvimento das lavouras está em estágio vegetativo em todas as regiões, com predominância de boas condições nas regiões sudoeste, nordeste, oeste, norte e sudeste, variando de 96% a 100%. “Nessas áreas, as condições ruins são inexistentes, e as regulares variam entre 0% e 4%. No entanto, as regiões sul-fronteira, centro e sul apresentam resultados mais abaixo, com até 1% das lavouras em condições ruins e as boas variando entre 80% e 94%”, explica Balta.

Nos últimos dias, chuvas significativas favoreceram a semeadura em diversas regiões do estado, especialmente em Paranaíba e São Gabriel do Oeste, que registraram acumulados de 68 mm e 67,8 mm, respectivamente. A partir de quinta-feira (24), a chegada de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no Sul do Brasil, deve intensificar as chuvas nas regiões centro-leste e nordeste de Mato Grosso do Sul.

A previsão para os próximos dias indica um transporte intenso de calor e umidade, aumentando as instabilidades climáticas no estado. As temperaturas mínimas devem variar entre 21°C e 27°C, com máximas entre 31°C e 38°C, dependendo da região. Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.

No cenário econômico, a saca de soja está cotada a R$ 108,64, enquanto a saca de milho é vendida a R$ 46,57. Esses valores refletem a dinâmica atual do mercado agrícola do Estado, que se mantém atento às condições climáticas e ao avanço das colheitas para garantir a rentabilidade dos produtores.

 

 

 

As informações são da Aprosoja/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *