Mato Grosso do Sul, conhecido por suas belezas naturais exuberantes, tem como destaque Bodoquena, que está concorrendo ao prêmio no Green Destinations Stories Awards.
Trata-se de um reconhecimento internacional das melhores práticas em turismo sustentável. O nome na lista torna o roteiro ainda mais atrativo para turistas de fora, assim como para aqueles de outros estados que procuram a região.
Nesta edição, disputam como destinos nacionais Fernando de Noronha (PE), Penha (SC) e São Miguel do Gostoso (RN), que concorrem aos votos do júri especializado.
Enquanto isso, o People’s Choice Award, que é escolhido pelo público, pode ser votado até o dia 24 de janeiro,próximo.
Além disso, as melhores histórias de turismo sustentável vão competir pelo título de Good Practice Story.
A escolha do Good Practice Story é feita por um júri em seis categorias na competição Green Destinations Top 100 de 2024.
O TOP 100 Stories contempla soluções inovadoras e responsáveis na gestão turística, com foco em educação ambiental e inclusão social, desde 2014.
O anúncio do vencedor será feito durante a ITB Berlim, um dos maiores eventos de turismo do mundo.
Os destinos seguem critérios estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) de sustentabilidade.
Nesta edição, o Brasil está representado pelos seguintes estados e seus respectivos destinos:
- Pernambuco (PE): Sirinhaém, Tamandaré, Santa Cruz e Fernando de Noronha
- Santa Catarina (SC): Rota do Enxaimel, Bombinhas, Penha, Bom Jardim da Serra, Itá e Treze Tílias
- Mato Grosso do Sul (MS): Bodoquena
- Minas Gerais (MG): Barão de Cocais
- Rio Grande do Norte (RN): São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul
Turismo em Mato Grosso do Sul
Para quem busca contato com a natureza e dias de tranquilidade para recarregar as energias, as cachoeiras de rios cristalinos, entre árvores centenárias e trilhas da Rota Serra da Bodoquena, na borda do Pantanal, são o destino ideal.
Conhecer e desfrutar os caminhos dessas águas calcáreas, com seus meandros, formações rochosas e belos saltos, é uma experiência única que atrai milhares de turistas de todas as idades a Bonito e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.
Ceita Corê
Ambiente rural, distante 38 km de Bonito,o Ceita Corê conta com sete cachoeiras e seis paradas para banho, com trilhas interpretativas por passarelas e pontes suspensas durante as quais se ouve os sons dos pássaros na mata preservada.
A nascente do Rio Chapeninha oferece um espetáculo à parte: uma caverna subaquática, com profundidade superior a 155m.
Os pontos altos do passeio são as cachoeiras do Rio Chapena, com pontos para banhos e mergulhos, ideais para quem gosta de aventuras em total conexão com a natureza.
Estancia Mimosa
A charmosa fazenda, localizada a 25 km de Bonito, é o lugar de contemplar a paisagem, encontrar animais silvestres, caminhar pelas trilhas e, ao final de cada uma delas, se deparar com cachoeiras, dez ao total, e nove paradas para banho, margeando o Rio Mimoso.
No caminho, uma vista privilegiada da morraria da Serra da Bodoquena. Na sede com sua lagoa de jacarés e ponto de observação de aves é serviço almoço preparado em fogão à lenha.
O passeio possui sistema de Gestão de Segurança certificado nas modalidades caminhada e banho de cachoeiras.
Parque das Cachoeiras
São sete cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas banhadas pelas águas esverdeadas do Rio Mimoso, as quais sustentam lendas e crenças.
A Cachoeira do Mulungu (nome de planta calmante), acredita-se, é extasiante; a do Amor, envolve o casal em clima romântico; e a do Sinhozinho (nome de antigo curandeiro local), recarrega as energias.
O passeio pela trilha de 1,7 km leva à nascente, área preservada. Outra curtição é a piscina com borda infinita, no receptivo.
Distante 17 km de Bonito, o Parque das Cachoeiras opera com day-use e balneário.
Boca da Onça
Situado em Bodoquena, a 61 km de Bonito, um dos diferenciais do Boca da Onça é a cachoeira que leva seu nome, a mais alta do Estado, com 156m de queda livre.
O passeio no sistema day-use inclui oito cachoeiras e cinco pontos de banho, pelo cênico Rio Salobra.
Todas as nascentes estão situadas dentro da propriedade rural, o que garante a pureza de suas águas.
A Janela para o Céu é uma piscina natural de borda infinita que se une ao verde do cânion da Serra da Bodoquena.
Para quem gosta de adrenalina, o atrativo ainda oferece rapel de 90m de altura no paredão da morraria.
Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Fazenda de pecuária e ecoturismo, o atrativo também está localizado em Bodoquena, a 78 km de Bonito.
Com diversas atividades de lazer, contemplação e aventura durante todo o dia, conta com oito cachoeiras e oito paradas para banho, no Rio Betione, e balneário com tirolesa, quiosques e quadra de vôlei.
Também possui confortáveis apartamentos construídos em meio a uma mata, de onde se ouve o canto dos pássaros no amanhecer, e restaurante.
O circuito inclui uma trilha margeando o rio e passeios de bote, boia-cross, caiaque e visita às grutas.
** Fundetur/Colaborou Alanis Netto