Diagnóstico de autismo atinge 1,1% da população em São Gabriel do Oeste, segundo IBGE

O Censo Demográfico 2022 revelou que 1,1% da população de São Gabriel do Oeste possui diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A informação consta em relatório divulgado nesta última  quinta-feira (23) pelo IBGE, que traz dados inéditos sobre o autismo no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a taxa é a mesma da registrada em São Gabriel do Oeste e também igual à média do Centro-Oeste, de 1,1%.

Região norte do Estado segue padrão estadual e nacional

Além de São Gabriel do Oeste, outros municípios da região norte também registraram índices próximos da média estadual e nacional. Em Rio Verde de Mato Grosso e Sonora, a taxa de pessoas diagnosticadas com TEA também foi de 1,1%. Paraíso das Águas apresentou um leve aumento, com 1,2%, enquanto Bandeirantes teve a maior proporção da região, com 1,4%.

Por outro lado, Coxim teve uma taxa de 0,8%, Camapuã ficou com 0,7% e Rio Negro, com o menor índice entre os municípios analisados, registrou 0,4%.

Prevalência do autismo no Brasil

De acordo com o IBGE, cerca de 2,4 milhões de brasileiros receberam diagnóstico de autismo, representando 1,2% da população nacional. A prevalência é maior entre homens (1,5%) do que entre mulheres (0,9%), e se destaca na faixa etária de 5 a 9 anos, onde atinge 2,6% da população.

O levantamento aponta que, entre as grandes regiões, o Centro-Oeste tem a menor proporção de diagnósticos (1,1%), enquanto as demais registraram 1,2%.

Censo 2022 inclui dados sobre TEA pela primeira vez

Esta é a primeira vez que o IBGE inclui dados sobre o diagnóstico de autismo no Censo Demográfico. A pesquisa foi feita por meio de perguntas específicas aplicadas na amostra, com respostas informadas por algum morador do domicílio.

A nova abordagem permite conhecer melhor o perfil da população diagnosticada com TEA no país, incluindo informações por faixa etária, sexo, escolaridade, cor ou raça, e distribuição geográfica, como nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *