INSS paralisa todos os atendimentos para realizar modernização

Os principais canais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão temporariamente fora do ar desde às 18h de terça-feira (27/01), no horário de Mato Grosso do Sul. A suspensão atinge o site e o aplicativo Meu INSS, a Central Telefônica 135 e o atendimento presencial, com previsão de normalização até o dia 31 de janeiro, segundo o governo federal.

De acordo com o INSS, a interrupção ocorre devido a uma manutenção programada nos sistemas previdenciários, conduzida pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação do órgão. A ação envolve a atualização e modernização das plataformas digitais, com migração de dados para uma estrutura mais moderna, visando ampliar a estabilidade, a segurança e a capacidade de atendimento.

Além da suspensão dos canais digitais e telefônicos, as agências da Previdência Social não terão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. O funcionamento normal deve ser retomado após a conclusão dos trabalhos técnicos.

A manutenção ocorre após uma série de instabilidades registradas nos últimos dias. Desde a segunda-feira (19/01), usuários relataram dificuldades de acesso ao ‘Meu INSS’, como falhas de login e páginas que não carregavam corretamente.

Segundo a Dataprev, o sistema registrou um aumento atípico de acessos, que ultrapassou 10 milhões de usuários em dois dias consecutivos, enquanto a média diária é de cerca de 3,5 milhões. O pico foi atribuído ao reajuste do salário mínimo, que elevou a busca por informações sobre empréstimo consignado, ao aumento nos desbloqueios de crédito com exigência de biometria e à concentração de acessos após o anúncio da indisponibilidade dos serviços.

Para reduzir os impactos aos segurados, o INSS promoveu mutirões de atendimento nos dias 17, 18, 24 e 25 de janeiro, com o objetivo de antecipar atendimentos agendados para o período de paralisação.

Cláudia Yuri, Funtrab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *