“Apagão” de empreiteiras pode afetar megaprojetos de infraestrutura no Brasil

O jornal O Globo divulgou uma reportagem nesta semana mostrando que a falta de construtoras acendeu o sinal amarelo nos megaprojetos de infraestrutura no Brasil.

 

Dois são os motivos para a reduzida oferta de empreiteiras. Primeiro foi a Operação Lava Jato, que levou muitas à falência. Na sequência veio a pandemia, que paralisou obras e elevou os custos, atingindo em cheio o setor.

 

Um dos projetos de infraestrutura citados na reportagem é a ferrovia estadual que a Rumo Logística quer construir em Mato Grosso, num total de 730 quilômetros e com investimentos de R$ 15 bilhões.

 

Segundo o executivo Guilherme Penin, a Rumo tem feito roadshows no Estado para prospectar fornecedores, que em diversos casos têm capacidade técnica mas pouco capital para tocar uma grande obra.

 

“Passamos a trabalhar contratos em que seja possível dar condições a essas empresas de tocar uma obra maior, seja com carteira grande de obras espaçadas no tempo ou fornecer aço e concreto para esse fornecedor”, diz Penin. “E usamos a capacidade da Rumo de maneira que essa empresa não fique estrangulada”.

 

 

 

mdw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *