O Boletim Regional publicado no início de dezembro pelo Banco Central do Brasil destaca o desempenho da produção de grãos de Mato Grosso do Sul no ano de 2023. A publicação do BC faz uma análise da conjuntura macroeconômica doméstica em nível regional, cobrindo atividade econômica, mercado de trabalho, crédito, balança comercial e inflação.
“As Unidades da Federação que tiveram o melhor desempenho na agricultura foram Mato Grosso do Sul e Paraná, principalmente em decorrência de aumentos expressivos na produção de soja, e, em menor medida, da produção de milho”, destaca o Boletim Regional do BC. O documento referenda a agropecuária como Pilar Econômico sul-mato-grossense, tendo a soja e milho como os principais produtos responsáveis pelo aumento na renda agrícola, impactando o comércio local e os serviços de transporte.
Conforme a análise do BC, no setor de logística e transportes, a safra recorde no ano de 2023 em Mato Grosso do Sul ampliou o transporte de cargas, favorecendo o modal rodoviário e o crescimento da agropecuária, impulsionando o comércio de insumos agrícolas e equipamentos industriais, fortalecendo a economia regional.
“O Sul e o Centro-Oeste, maiores produtores de grãos, foram responsáveis pela maior parte do aumento no volume exportado de soja e milho, com destaque para os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás”, acrescenta a publicação.
Em 2023, a Região Centro-Oeste registrou a maior expansão da população ocupada (+3,0%); o aumento na geração de empregos formais, liderados pela agropecuária e transportes. No período, Mato Grosso do Sul também se destacou no aumento da massa salarial e redução do desemprego.
Fonte: BC