Chuva traz esperança, mas produtores de MS ainda precisam ter cautela

Na manhã desta quinta-feira, durante entrevista em programa de rádio, Lenise Castilho, analista técnica do Senar/MS, trouxe uma boa notícia para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul: a previsão de chuvas para o mês de outubro. Apesar do alívio, Lenise ressalta que é necessário ter cautela, já que o volume de chuvas não será uniforme em todo o estado. “As chuvas devem começar a se regularizar a partir da segunda semana de outubro, com volumes de 20 mm a 50 mm, mas os cuidados com o solo devem ser mantidos”, afirmou Lenise.

Segundo a analista, o Pantanal e o norte do estado devem receber menos chuva em comparação com outras regiões. “Regiões como o Pantanal e o Norte do estado devem ter um volume menor de precipitação neste início do mês”, alertou Lenise. Mesmo assim, ela destacou que os produtores que aguardavam pelo início do plantio de grãos, como soja e milho, já podem começar a se organizar, especialmente nas áreas que receberão mais chuva, como a região sul de Mato Grosso do Sul.

Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias, Lenise detalha as expectativas para as chuvas de outubro e orienta os produtores de MS.

O desafio da seca em 2024

Até o mês de agosto, a situação era preocupante, com o estado recebendo 46% menos chuva em comparação ao ano anterior. “Ano passado, até agosto, choveu 1.000 mm; este ano, a gente acumulou apenas 500 mm até o mesmo período”, comparou Lenise. Essa queda drástica nos volumes de precipitação atrasou o início do plantio, já que a baixa umidade do solo não permitia o avanço das operações agrícolas. Mesmo com o fim do vazio sanitário, que é o período em que o plantio de soja é proibido para controle de pragas, os produtores se viram impossibilitados de plantar devido à seca severa.

“A situação estava bem crítica, com incêndios e falta de umidade atrapalhando o início do plantio de grãos”, relatou Lenise. Mesmo assim, a região sul do estado, que já começou a receber mais chuvas, avançou um pouco mais: “Já temos 256 mil hectares plantados na região Sul, que está mais adiantada, com 8% do total previsto plantado”, informou. A expectativa é que, com as chuvas chegando, o plantio se intensifique nas próximas semanas.

 

 

famasul/ctc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *