O conflito entre a Rússia e a Ucrânia começam a interferir no mercado internacional do trigo que tem sofrido altas expressivas nas principais bolsas de valores, como é o caso da Bolsa de Chicago que em três dias registrou aumento de 10%, além da alta de 4% na cotação do milho e soja durante o mesmo período.
Atualmente os dois países produzem juntos 14% do trigo global, entretanto, com a tensão de uma possível guerra e o risco de interrupção do comércio internacional na região, faz com que a demanda seja direcionada a outros fornecedores, como os Estados Unidos, e a possibilidade de uma procura maior já afetou as cotações.
“Com a produção da safra nova em andamento, além dos lotes remanescentes de exportação da atual temporada, o mercado já começa olhar para os impactos sobre a produção e comercialização da safra nova. Um eventual prolongamento do conflito na região poderia trazer impactos nunca vistos num mercado altamente globalizado”, disse.
Com aumento de área e clima as perspectivas de produção para as safras de trigo de inverno da Rússia e da Ucrânia seguem favoráveis.
Os dois países são responsáveis pelo fornecimento de 29% de todas as exportações de trigo no mundo.
safras & mercado