Produtores de soja terão custo 27% maior na safra deste ano

O custo para produzir soja em Mato Grosso do Sul vai ultrapassar o do ciclo 2021/22, subindo 27,12%, na estimativa da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS). O produtor sul-mato-grossense deve desembolsar cerca de R$ 6.351,37 por cada hectare cultivado com soja a partir da segunda quinzena de setembro deste ano.

Preços de fertilizantes e herbicidas subiram 140% e foram os itens que mais contribuíram para o aumento dos custos. Gastos com tratamento de sementes, correção de solo e as operações com máquinas e implementos subiram mais de 50%.

Revertido em soja, o custo da produção chega ao número de 40,9 sacas por hectare. Para se ter uma ideia do estreitamento da margem do agricultor, ou do risco de prejuízos, pode-se destacar a produtividade média da safra 2021/22 em MS, que chegou a 38,65 sacas por hectare, média baixa devido a uma estiagem severa.

E mesmo em um ano de safra recorde, como foi 2020/21, esse custo representaria mais da metade da média colhida, que foi de 62,64 sacas por hectare, conforme o presidente da Aprosoja, André Dobashi.

 

aprosoja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *