Campo Grande acumula a quinta maior inflação do país segundo o IBGE

Campo Grande acumula a quinta maior inflação do país. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro, o indicador da Capital sul-mato-grossense chegou a marca dos 1,25%.

No mês posterior, em agosto, a inflação alcançou a casa dos 0,89% em Campo Grande, enquanto no país, a média no oitavo mês do ano foi de 0,87%, contra 1,16% de setembro, o que coloca a Capital de Mato Grosso do Sul como acima da média nacional do IPCA.

Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O responsável por impulsionar os altos números foi o setor de de habitação, com alta de 2,51%. A energia elétrica impulsionou alta de 4,43%, o gás de cozinha 2,95% e artigos de limpeza, 2,67%. Taxas e aluguel subiram 0,82% e em reparos diversos, 0,26%.

Transportes e alimentação e bebidas também colaboram para os números. O primeiro registrou inflação de 1,57%, enquanto o segundo, 1,11%.

No setor de alimentos e bebidas, os principais produtos que registraram crescimento no no preço foram tomate, com 10,54%, seguido pelo café, 8,82%. Aves e ovos também apresentaram aumento, de 5,09%, assim como frutas, com alta de 4,58%. Por outro lado, cereais, leguminosas e oleaginosas registram queda de 2,78% no preço, e hortaliças e verduras de 4,28%.

 

 

 

ibge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *