Novo formato no Campeonato Sul-Mato-Grossense, ou nem tão novo assim. Nesta segunda-feira (14), representantes dos clubes garantidos na competição se reuniram para definir detalhes do campeonato que começa no dia 22 de janeiro de 2023. Depois de dois anos, a decisão foi por retornar à fórmula utilizada até 2020. A dúvida é se o CE Naviraiense vai ou não desistir na disputa, como sinalizaram seus dirigentes há algumas semanas, abrindo mais uma vaga para a Série B.
O encontro no Hotel Internacional foi comandado pela cúpula da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), com o presidente Francisco Cezário e o vice e diretor de competições, Marcos Tavares. Estavam presentes dirigentes do Dourados AC, SER Chapadão, Costa Rica EC, EC Comercial, Aquidauanense FC e do atual campeão, Operário FC. Coxim AC e Naviraiense não enviaram representantes.
Volta do Mata-Mata
Na primeira fase, os dez clubes que disputam a competição são divididos em duas chaves. No Grupo A estão Costa Rica, Serc, Coxim, Operário e Comercial. No Grupo B estão Aquidauanense, DAC, Naviraiense e os dois clubes que sobem da Série B. Segundo regulamento, os times se enfrentam em turno e returno e os quatro melhores avançam para segunda fase. Os lanternas de cada grupo são rebaixados para a Série B
Na segunda fase, ou quartas de final, os classificados se enfrentam em confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta com cruzamento entre os grupos da primeira fase. Os classificados disputam a fase semifinal no mesmo sistema e, depois, a final, apontando o campeão, no final de abril.
Na tabela, a primeira rodada aponta os jogos entre Comercial e Coxim, em Campo Grande; Costa Rica e Serc, no Estádio Laertão; DAC e Aquidauanense no Estádio Douradão e ainda o campeão da Série B jogando contra o vice-campeão.
ffms