O presidente da FFMS( Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallás se mostrou satisfeito com o alinhamento que a entidade e os clubes mostraram nesse primeiro momento que definiu boa parte do estadual de 2026.
“O arbitral demonstrou maturidade e responsabilidade de todos os clubes. Tivemos uma reunião tranquila, com decisões construídas em conjunto e total respeito entre as instituições. A rivalidade permanece onde deve estar: dentro de campo”, disse em nota publicada no site oficial da federação.
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul não pretendia mexer na estrutura e no formato da competição para a próxima temporada, algo que foi visto com bons olhos pelos clubes participantes. Na última reunião, realizada no dia 18 de novembro, decretou-se pela manutenção do atual formato.
Seguindo à risca, o campeonato será em turno único na primeira fase, com os dois primeiros colocados avançando diretamente para as semifinais, enquanto aguardam o desfecho da disputa do 3º ao 6º lugar pelas duas outras vagas. A questão do rebaixamento não mudará, continuando com os dois últimos colocados caindo para a Série B.
A primeira rodada do Campeonato Estadual está marcada para os dias 24 e 25 de janeiro, mas uma solicitação de Operário FC e FC Pantanal, clubes que disputam a Copa do Brasil, foi atendido pela Federação e o confronto entre eles, na sétima rodada, foi antecipado para o dia 18 de janeiro e, assim, marca o início da competição.
A primeira fase termina no dia 1º de março com os cinco jogos acontecendo simultaneamente. A segunda fase tem rodada de ida no dia 4 e a volta no dia 8 de março, as semifinais serão nos dias 11 e 15 e a fase final com jogo de ida dia 22 e a volta dia 29 de março. O Estadual valerá duas vagas para o Campeonato Brasileiro Série D de 2027, duas para a Copa do Brasil e uma vaga para a Copa Centro-Oeste, etapa regional da Copa Verde.
ffms
