O Diário Oficial do Governo do Estado desta segunda-feira (27) confirma mudança em um dos cargos mais importantes do primeiro escalão do Legislativo Estadual. Eduardo Rocha deixa a Casa Civil, que agora será comandada por Walter Carneiro Junior.
O novo secretário terá a missão de fazer a articulação política do governo com prefeituras e Assembleia Legislativa, tendo como missão principal ajudar a organizar o destino de deputados do grupo político, que enfrentam momento de incerteza sobre destino.
Grande parte dos deputados do grupo governista trocarão de sigla na eleição do próximo ano e a questão não é tão simples quanto parece. Os deputados fazem contas para saber onde terão mais chances de reeleição, o que dará muito trabalho para chegar a uma chapa que agrade a todos.
Alguns já estão com caminho definido: Mara Caseiro (PSDB), Zé Teixeira (PSDB) e Jamilson Name (PSDB) devem ir para o PL. Todavia, tem vários outros que ainda não têm destino definido. É o caso do vice-líder do governo, Pedrossian Neto (PSD).
Hoje, o PSD não está na lista de partidos que estarão coligados com o bloco governista e ele teria que trocar de sigla para concorrer. Reinaldo Azambuja (PL) e Eduardo Riedel (PP) trabalham para redução de partidos na sigla. Hoje, apenas PL e PP estão confirmados. O PSDB também pode entrar no pacote porque vereadores não podem trocar de sigla e desejam concorrer. Além disso, contam com apoio de Lia Nogueira (PSDB) e Pedro Caravina (PSDB), que pretendem continuar na sigla.
Rocha deixa o cargo para organizar a campanha para tentar voltar para Assembleia Legislativa. Eleito em 2018, ele deixou o mandato na metade para assumir cargo na gestão de Reinaldo Azambuja e depois não tentou a reeleição.
