Ministério da Justiça autorizou o uso de agentes da Força Nacional na segurança de povos indígenas isolados

O Ministério da Justiça autorizou o uso de agentes da Força Nacional de Segurança para dar apoio à Funai (Fundação Nacional do Índio) na segurança dos povos indígenas Kawahiva e Piripkura, na região de Colniza (1.034 km de Cuiabá). As duas comunidades são consideradas isoladas.

 

O envio de tropas foi autorizado por portaria publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU). Os agentes atuarão por um período de 90 dias a partir desta quarta.

 

A Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo sofre ameaças de desmatamento ilegal por madeireiros. No ano passado, uma operação da Polícia Federal e da Força Nacional atuou na região.

 

Já os indígenas Piripkura estão na mira de mineradoras. O garimpo ilegal tem desmatado a área, que em 2021, segundo monitoramento do Instituto Socioambiental (ISA), teve 1.290 hectares desmatados.

 

A Terra Indígena não é demarcada e tem apenas uma medida de proteção da Funai válida até 18 de março.

 

Segundo a portaria, a Força Nacional atuará “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.

 

 

 

folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *