Novas regras de cartão de crédito: Mais transparência e opções vantajosas a partir de julho

A partir de 1º de julho, os clientes de cartão de crédito contarão com novas regras que prometem trazer maior transparência e opções financeiras mais vantajosas. Uma das mudanças mais significativas é a introdução da portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito rotativo para outra instituição financeira, sem custos adicionais, desde que esta ofereça melhores condições de pagamento. Isso visa especialmente combater os altos custos associados ao crédito rotativo, conhecido por suas taxas de juros elevadas, que alcançaram uma média de 423,5% ao ano em abril.

Além da portabilidade, as faturas dos cartões serão reformuladas para apresentar informações mais claras e objetivas a partir de julho. Áreas destacadas incluirão o valor total da fatura, a data de vencimento e o limite de crédito disponível, facilitando a compreensão e a tomada de decisão pelos titulares. Uma outra seção específica destacará opções de pagamento, como o valor mínimo obrigatório, encargos para pagamentos mínimos e taxas de juros aplicáveis, organizadas de forma a permitir uma comparação mais eficiente entre as alternativas disponíveis.

O Banco Central também exigiu que as faturas identifiquem claramente os estabelecimentos onde foram realizadas as compras, além de detalhar transações parceladas até dois dias úteis após o fechamento da fatura. Adicionalmente, as instituições emissoras serão obrigadas a fornecer informações antecipadas sobre o vencimento da fatura, consequências de pagamentos mínimos não realizados e início de parcelamentos automáticos, visando evitar surpresas desagradáveis para os consumidores.

 

 

 

BC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *