Os ônibus do transporte dos alunos das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino (Reme), de Campo Grande, passam por vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).
O trabalho iniciado este ano verifica as condições físicas e de biossegurança de aproximadamente 100 veículos que atendem os estudantes das escolas localizadas na área rural. A vistoria já foi realizada em 12 veículos que atendem as unidades mais distantes da área urbana e, por isso, ocorreu no município de Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros da Capital.
A vistoria foi realizada em 80 veículos de empresas terceirizadas que prestam o serviço, além de dois veículos próprios da Semed. “A intenção é continuar a garantir segurança no transporte dos nossos alunos no trajeto de casa para a escola e vice-versa. A Secretaria e o TCE têm este cuidado extra, além da vistoria que já é obrigatória junto ao Detran”, explicou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.
A vistoria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) é realizada duas vezes por ano e verifica todos os aspectos do veículo – documentação, segurança.
A biossegurança para o retorno 100% presencial das aulas da Reme, no dia 14 de fevereiro, foi o principal foco da vistoria realizada pela Semed e TCE-MS, mas outras questões também foram verificadas. “É mais uma garantia de que o transporte dos alunos das escolas do campo é realizado com segurança pelas empresas que são contratadas para fazer este serviço. E caso haja necessidade serão observados os devidos ajustes a serem feitos, em tempo hábil para o início das aulas”, explicou Paulo José dos Santos, que atua na Gerência de Orçamento e Execução das Despesas da Semed.
Além de técnicos da pasta, auditores fiscais do TCE-MS realizaram a fiscalização, que reuniu todos os veículos que prestam o serviço. A vistoria ocorreu no estacionamento do Parque das Nações Indígenas, na Rua Antônio Maria Coelho.
tce/ms