A secretaria nacional de políticas penais, a Senappne, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta sexta-feira (20) pelo Diário Oficial da União a doação de 120 detectores de metais manual tipo raquete, instrumento de segurança que deve ser usado nos 41 presídios em operação em Mato Grosso do Sul.
Diz a regra que o aparelho de metal é um aliado do sistema de segurança eficiente, com a finalidade de evitar a entrada de pessoas portando objetos de metais, como por exemplo, facas e armas de fogo ou a saída de indivíduos portanto objetos de valor, como celulares e dispositivos eletrônicos.
Além dessas doações, as unidades prisionais já contam com raio x corporais e de bagagem para revista de pessoas e objetos nas portarias.
A última estatística divulgada pela Agepen, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, informou que até agosto, estavam encarcerados aqui em MS 20,7 mil pessoas.
Ainda segundo o estudo da Agepen-MS, na população carcerária do Estado, 13,4 mil homens e 899 mulheres, cumprem pena em regime fechado.
Já no sistema aberto e semiaberto, 2,9 mil homens e 200 mulheres.
Aqui em MS, segundo a Agepen, 3,2 mil pessoas são monitoradas pelas chamadas tornozeleiras eletrônicas.
fonte: Agepen-MS