A Aldeia Urbana Água Bonita recebeu cerca de cinco toneladas de composto orgânico produzido pela Empresa Organoeste e disponibilizado pela Agraer/Ceasa, para o Programa Hortas Urbanas de Campo Grande.
Além de ofertar o insumo, o programa cede mudas para aqueles que estão começando uma horta, preferencialmente coletiva. Assistência técnica para orientação quanto às técnicas de manejo de solo, irrigação, controle de pragas e comercialização de seus produtos também é ofertada.
Aquelas hortas que atingem um volume significativo de produção, que o mercado do bairro não absorva, os produtores têm a alternativa de comercializarem no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar – Cecaf, localizado na Ceasa de Campo Grande.
Na comunidade indígena, sob a liderança do cacique Alder, existem uma horta comunitária e 30 individuais, instaladas nas casas dos moradores. O composto atenderá todas as hortas. Na aldeia existem 268 famílias.
Os responsáveis pelo recadastramento, Luiz José Esteque e Marcos de Oliveira Pereira, estão realizando esse trabalho e identificando demandas urgentes, que o programa atenderá, além de servir como base do planejamento da assistência a ser prestada a esses horticultores.
O programa tem aspectos relevantes de ordem social, econômica e de segurança alimentar.
Fernando Nascimento, Agraer