O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), marca uma nova era na prestação de contas dos municípios em Mato Grosso do Sul. Passado apenas um mês desde o lançamento do novo sistema pelo Tribunal de Contas de MS, 95% dos municípios (75 de 79) conseguiram completar com sucesso a primeira etapa do processo, enviando as leis orçamentárias, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse envio possibilita ao TCE-MS o acompanhamento detalhado da previsão dos projetos e programas municipais, incluindo a alocação de recursos para áreas prioritárias, como a primeira infância.
Resultados expressivos desde o início
No dia 16 de dezembro de 2024, o TCE-MS colocou em produção o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), que foi criado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O sistema permite que os jurisdicionados enviem automaticamente as prestações de contas por meio de uma interface de programação de aplicativos (API), facilitando e agilizando todo o processo.
“O êxito deste projeto é resultado do esforço conjunto de muitas pessoas, desde o apoio do presidente e dos conselheiros, até a atuação direta dos servidores do Departamento de Informações Estratégicas (DIE) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que trabalharam incansavelmente para a implantação”, ressaltou Geanlucas de Freitas, diretor do DIE.
O sucesso do e-Sfinge não é apenas uma conquista tecnológica, mas também um passo significativo para a modernização da gestão pública no estado. Com o sistema, o Tribunal de Contas consegue realizar um monitoramento mais ágil e preciso, o que reflete em maior transparência e eficiência na utilização dos recursos públicos.
Capacitações para apoiar os jurisdicionados
Para garantir que os municípios continuem adaptando-se e cumprindo as obrigações de remessa de dados de forma adequada, a Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do TCE-MS promoverá uma série de oficinas ao longo de 2025. A primeira, intitulada “Como preencher e ratificar as primeiras informações no e-Sfinge”, está sendo realizada hoje (17/01), com transmissão ao vivo pelo canal do TCE-MS no YouTube, desde às 9h da manhã.
Com a implantação do e-Sfinge, o TCE-MS reforça seu compromisso com a inovação e a transparência na gestão pública, proporcionando mais eficiência, controle e fiscalização para os cidadãos de Mato Grosso do Sul.
TCE-MS