O secretário de Governo, Pedro Caravina, e o secretário Executivo de Transformação Digital, Marcos Teixeira, foram buscar, novas tecnologias de informação e de inteligência artificial para melhorar os serviços públicos no estado.
A cidade de Houston, nos EUA, onde cumprem a agenda,é considerada um dos melhores lugares para a criação e aplicação de novas ideias no campo da ciência e tecnologia. A Nasa tem um centro espacial na cidade, e muitas empresas da área tecnológica também estão instaladas lá.
O secretário Pedro Caravina, justifica que o Governo do Estado tem buscado novas tecnologias para que os sul-mato-grossenses tenham uma experiência com os serviços públicos cada vez mais rápida, eficiente e inclusiva.
“Estou em Houston, ao lado de representantes de estados e governos de vários países da América Latina discutindo soluções, experiências e novos negócios na área da tecnologia digital. A transformação digital é um dos pilares das nossas diretrizes de governo e estamos focados em fazer do Mato Grosso do Sul, um estado cada vez mais verde, próspero, inclusivo e digital para todos”, afirma Caravina.
Conforme Marcos Teixeira, o estado tem se destacado como pioneiro em novas tecnologias, um exemplo disso, foi a implementação do Centro de Operações da Infovia Digital, no Parque dos Poderes.
Os secretários ressaltam a moderna rede de fibra óptica, em parceria com a empresa chilena Sonda, representa a espinha dorsal desse avanço tecnológico. A rede conectará os 79 municípios do estado, encurtando as distâncias e permitindo o compartilhamento rápido de informações vitais em setores cruciais como saúde, segurança e educação.
O governo do estado afirma que essa transformação digital promete trazer um impacto social sem precedentes, melhorando a eficiência dos serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos sul-mato-grossenses.
E defende que iniciativas como estas, não apenas tornarão os serviços mais eficientes, integrando secretarias e unidades administrativas por meio de uma rede de alta capacidade e velocidade, como melhorarão a eficiência do governo, permitindo uma melhor gestão de contratos e processos administrativos.
Além disso, cria um ambiente mais favorável para investimentos, gerando empregos e elevando a renda da população, na visão da gestão estadual.
*Com informações da Agência do Governo.