O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (12), por videoconferência, da 20ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), onde foram aprovadas as prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 2025.
“O FCO é muito importante para o desenvolvimento do Estado. Conte conosco para o fortalecimento deste Conselho e sempre estaremos participando destas decisões importantes. Da nossa parte temos que agradecer a oportunidade de fazer parte deste campo de discussão”, afirmou Riedel.
Para 2024, o Estado terá R$ 2,4 bilhões em financiamento do FCO, que serão divididos igualmente para atender os setores Rural e Empresarial, com R$ 2,080 bilhões sendo operados pelo Banco do Brasil, com outros bancos parceiros e cooperativas administrando o restante.
O secretário Jaime Verruck, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), também participou da reunião e destacou que áreas importantes ainda continuam como prioridade. “Vão ser priorizados investimentos em irrigação, que é um caminho sem volta, tanto que o Governo do Estado vai lançar em julho o programa estadual de irrigação”, explicou.
“O FCO é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do Estado. MS tem tido histórico de aplicação de 100% dos recursos”, destacou o secretário.
gov/ms