O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), pretende modernizar e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário de Caarapó.
Na próxima quinta-feira, dia 5 de agosto, em ato público, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., vai assinar duas autorizações do processo de licitação de obras de esgotamento. Será às 16 horas no escritório da Sanesul, na Rua Presidente Vargas, 551, Centro, na presença do prefeito André Nezzi, vereadores, secretários municipais, diretores e funcionários da empresa de saneamento, e populares.
As duas licitações compreendem um grande investimento para melhorar o sistema de coleta e tratamento do esgoto da cidade. Cerca de R$ 14 milhões de reais serão investidos, ainda conforme o processo licitatório, em obras de ampliação e pré-operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com incorporação de sistema avançado de remoção de carga orgânica, e a construção de uma nova ETE, maior e mais moderna.
Além disso, será ampliada a rede de coleta nos bairros com mais 29km e mais 1.500 ligações, e novas elevatórias.
É uma ampliação de cobertura de esgotamento que vai colocar Caarapó na lista de cidades universalizadas, ou seja, muito em breve, cem por cento das moradias e comércios terão o esgoto coletado e tratado pela empresa Sanesul.
Obras em andamento em Caarapó
No mesmo dia, Walter Carneiro Jr. vai visitar as obras de esgotamento que estão acontecendo, 21km de rede coletora de esgoto e 700 ligações de imóveis. Ele também vai ver as obras das quatro estações elevatórias que o têm o objetivo de encaminhar os efluentes sanitários, através de motobombas, até o tratamento. Essas obras estão sendo feitas com recursos do programa Avançar Cidades, R$ 4,3 milhões em obras em execução.
Esses e outros investimentos estão no planejamento estratégico estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja, pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e pela Sanesul, já com recursos garantidos para as melhorias dos sistemas de água e de ampliação da rede de esgoto de vários municípios como parte da “Rota do Saneamento”.
“A Sanesul cumpre papel fundamental de ofertar qualidade de vida à população dos municípios em que a Companhia opera, já que quando se investe em saneamento contribuímos com a saúde pública, sobretudo, em crescimento econômico e no aumento do índice de desenvolvimento humano das famílias”, comentou o secretário de Infraestrutura do Estado de MS Eduardo Riedel.
Maior investimento
O prefeito de Caarapó, André Nezzi, comemorou a parceria institucional com o Governo do Estado e com a Sanesul, classificando como o maior investimento em saneamento da história do município.
Nezzi disse que são obras importantes que vão gerar qualidade de vida para os moradores, considerando o seu impacto na saúde pública.
“Trata-se do maior investimento em saneamento da história do nosso município e só se tornou possível por conta da parceria estabelecida com a Sanesul e da sensibilidade do Governo do Estado. Entendemos a importância de uma intervenção dessa natureza para o nosso município, com benefícios gerados diretamente para a nossa população, razão pela qual manifestamos à nossa gratidão à Sanesul e ao Governo do Estado por tamanha realização em Caarapó”, enfatizou ele, em tom de agradecimento.
Devido a recomendações preventivas das autoridades públicas de saúde em decorrência da pandemia, a cerimônia seguirá as regras de distanciamento social e uso de máscaras de proteção.
gov-ms/sanesul