A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou nesta última semana, uma campanha com o intuito de mobilizar contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal do Idoso e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
A abertura da “Campanha Imposto de Renda Solidário 2023”, que contou com o apoio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso e do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul aconteceu no plenário da Câmara Municipal na noite de quinta-feira, onde os presentes acompanharam uma palestra com o Coordenador Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) de Contabilidade do MS, Ruberlei Bulgarelli.
Além de explicar sobre o processo e apresentar as formas de contribuição, Ruberlei ressaltou a importância que essa destinação de parte do Imposto de Renda tem para a sociedade. “Os recursos concedidos ao Fundo são repassados a entidades para a viabilização de projetos sociais e políticas públicas voltados ao amparo de idosos e de crianças e adolescentes. A empresa ou o cidadão que fizer essa destinação estará colaborando para o bem-estar social e o futuro da sociedade”, pontuou.
O vice-prefeito Valdecir Malaacrne, que esteve presente no evento, também enfatizou a importância desta destinação. “Essa é uma iniciativa que vem para ajuda a impulsionar projetos que garantam a proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e da pessoa idosa”, comentou. “E é por meio desses projetos sociais a serem beneficiados com os recursos, que as crianças, adolescentes e nossos idosos terão a oportunidade de participar de atividades culturais, artísticas, educacionais, de lazer e tantas outras relevantes”, finalizou
Durante sua fala, Rosane Moccelin, secretária da pasta, convidou a população a fazer a sua destinação e conhecer um pouco mais sobre as instituições que fazem parte da rede socioassistencial e que trabalham com o público-alvo beneficiado pela Campanha. “Temos diversos projetos e parceiros, como a Restaurar e a Aufi. Precisamos da colaboração de todos, principalmente dos nossos contatores, que nos auxiliem falando sobre essa Campanha durante os atendimentos referente a declaração do IR. É importante que o contribuinte saiba que parte de seu imposto pode ser aplicados, sem prejuízo, ou seja, sem pagar nada a mais”, concluiu.
A palestra contou com a presença de diversas autoridades e de vereadores. A Campanha Imposto de Renda Solidário 2023, que também conta com parceria da Câmara, tem como tema: “Seu imposto pode mudar vidas” e estará sendo divulgada através das redes sociais e site da Prefeitura.