Prefeitura de Rio Verde realiza o programa ´´Cidade Empreendedora“

Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito traz palestras, sessão de negócios e mostra de inovação

Voltado para empresários locais, produtores rurais e para a população em geral, foi realizado em Rio Verde de Mato Grosso, o Dia da Oportunidade. Com doze palestras, entre elas “O catador de sonhos”, ministrada pelo empresário case de sucesso Geraldo Ruffino, sessão de negócios e mostra de inovação, o evento gratuito é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

Durante a manhã, representantes das instituições realizadoras e lideranças locais participaram da abertura do Dia da Oportunidade, realizado no Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora. Na data, o prefeito de Rio Verde, Réus Fornari, destacou a importância do evento para o município.

“Hoje para a nossa cidade é um grande dia, é um evento que veio para complementar todo o trabalho que temos feito junto com o Sebrae pelo programa Cidade Empreendedora. É um dia especial porque essas palestras disponibilizadas irão abrir a mente das pessoas para que elas encontrem as suas grandes habilidades. Estamos satisfeitos com essa parceria, pois ela possibilita que a gente desenvolva as empresas, o pequeno e médio produtor, o artesão, ou seja, todas as pessoas e com isso elas conseguem avançar e gerar renda para a família”, pontuou o prefeito.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Dia da Oportunidade é mais uma iniciativa que vem a somar com o trabalho que é desenvolvido no município junto com administração municipal. “Desde o ano passado, estamos trabalhando junto com as lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para fortalecer os pequenos negócios por meio do programa Cidade Empreendedora. Esse evento de hoje é mais uma iniciativa que tem esse propósito e como o próprio nome diz é um dia de oportunidades. Queremos capacitar o empreendedor e quem quer empreender para que essas pessoas possam crescer e sejam inclusas no processo de desenvolvimento. O município de Rio Verde está de parabéns por essa iniciativa e agradecemos a oportunidade de estarmos fazendo isso juntos”, expôs Mendonça.

Também participaram da abertura do evento Maristela França, diretora-técnica do Sebrae/MS; Luiz Claudio Fornari, vice-presidente regional do Sistema Fiems e conselheiro do Sebrae/MS; Douglas Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Verde (Acerv); Severino José da Fonseca, presidente do Sindicato Rural; e o vereador Amauri Olartechea, secretário da Câmara Municipal.

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Lediana Mateus, por exemplo, marcou presença junto com os pais. A família é proprietária da Chácara Recanto do Pintado e teve dois espaços na feira – um para a venda de legumes e verduras e outro com bolos e biscoitos.

“Tudo o que trouxemos para cá é produto da nossa chácara. A gente já vende na feira do município aos fins de semana, além de fornecemos para o mercado, e estar aqui foi mais uma forma de divulgar o nosso trabalho, então, achamos muito bom. Inclusive, não imaginávamos que iríamos vender muito, mas o resultado foi  positivo, tanto que os produtos que trouxemos acabaram rapidamente”, comentou Lediana.

Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores participaram das capacitações oferecidas,  no âmbito da inovação o tema “Impressão 3D: Do hobby ao negócio” esteve em pauta, além de uma capacitação voltada para os jovens sobre as oportunidades de renda na internet.

A agricultura familiar também foi uma das temáticas abordadas por meio da oficina “Bioinsumos como alternativa para a produção vegetal”. Outra palestra realizada foi voltada para as mulheres que estão inseridas no ambiente de negócios com o tema “Empreendedorismo Feminino”.

 

Ações para os pequenos negócios

A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores foi a Sessão de Negócios. O encontro teve proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios.

Por fim, a principal atração do Dia da Oportunidade em Rio Verde de Mato Grosso foi a palestra ministrada pelo empresário Geraldo Rufino. De família desfavorecida, o empreendedor é natural de São Paulo e foi criado na favela do Sapé, na palestra ele conta como passou de catador de latas a empresário de sucesso. Rufino é proprietário da JR Diesel, maior empresa da América Latina especializada em reciclagem e desmonte de veículos.

 

 

ass.com/pmrv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *