Os programas habitacionais implementados pelo Governo de Mato Grosso do Sul foram destacados nacionalmente por sua eficácia em facilitar o acesso das famílias à casa própria, promovendo, ao mesmo tempo, o aquecimento do setor imobiliário no estado.
O “Bônus Moradia” e o programa “Financiado e Subsidiado” foram apresentados como casos de sucesso durante o Seminário Nacional de Habitação, promovido pelo Ministério das Cidades em Brasília (DF) nesta quarta-feira (13).
Maria do Carmo Avesani Lopez, diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul), ministrou uma palestra no evento, destacando os projetos desenvolvidos no estado como modelos para políticas públicas de habitação em todo o Brasil.
No seminário, foi abordada a implementação do programa “Minha Casa, Minha Vida Cidades”, que envolve parcerias entre a União, estados, municípios (e o Distrito Federal) para operações de financiamento habitacional com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Essa iniciativa visa atender famílias com renda mensal de até R$ 8 mil e inclui diferentes modalidades, como MCMV Cidades-Emendas, MCMV Cidades-Contrapartidas e MCMV Cidades-Terrenos.
Além de apresentar os programas, Maria do Carmo também discutiu a importância da colaboração entre os entes públicos nos financiamentos habitacionais, destacando o papel fundamental das parcerias para o sucesso dessas iniciativas.
O “Bônus Moradia” oferece subsídios de até R$ 25 mil para auxiliar os cidadãos na entrada para a aquisição de imóveis. Esse subsídio pode ser combinado com outros, como o do “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Já o programa “Financiado e Subsidiado” permite que o município doe o terreno para a construção das casas, enquanto a Agehab auxilia com o financiamento de parte da infraestrutura.
A diretora-presidente destacou que esses programas têm contribuído significativamente para movimentar o mercado imobiliário, facilitando o acesso à casa própria para diversas famílias em Mato Grosso do Sul.
gov/ms