O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul é o anfitrião do 5º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que começou nesta quarta-feira (23), em Bonito. Evento contou com a presença de desembargadores que conduzem o Poder Judiciário nos estados da Federação, o governador Reinaldo Azambuja e o Deputado Paulo Correia, presidente a Assembleia Legislativa.
“Quando você começa uma gestão junto com a maior crise que o Brasil já passou na sua história, que foi a crise econômica de 2015/16. O que nos impôs fazer algumas reformas estruturantes, principalmente uma reforma administrativa, com a diminuição de 17 secretarias para nove, encolhemos o tamanho da máquina pública”, lembra Azambuja durante discurso..
O encontro tem objetivo do intercâmbio de informações e o debate a respeito do Judiciário nacional, até sexta-feira (25), os dirigentes dos tribunais dos Estados e do Distrito Federal, acompanhados de juízes auxiliares das Presidências, participarão de palestras e painéis com temas que vão ao encontro dos objetivos do Consepre.
O evento terá espaço ainda para a exposição de boas práticas do TJMS, com a finalidade de ampliar a troca de ideias e otimizar os trabalhos do Judiciário em todo país, por meio do uso de experiências exitosas já em execução.
As atividades serão conduzidas pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Des. José Laurindo de Souza Netto, e pelo presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, anfitrião do encontro.