Canal do Panamá limita ainda mais o trânsito de navios

Devido aos níveis baixos sem precedentes no Lago Gatún, a Autoridade do Canal do Panamá (PCA) está limitando ainda mais o número de trânsitos diários de navios, atingindo um mínimo de 18 navios por dia até fevereiro de 2024. O nível da água no Lago Gatun, que é a fonte de água do canal, é atualmente de 79,7 pés, 7% abaixo da média dos últimos cinco anos para outubro, de acordo com o Relatório de Transporte de Grãos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (EUA).

A capacidade máxima sustentável no canal é de 38 a 40 trânsitos. A PCA tomou várias medidas de poupança e conservação de água, incluindo a redução da capacidade de trânsito para 32 navios desde 30 de julho. Reduções adicionais foram anunciadas em 29 de setembro. “Apesar de todas as medidas tomadas, o nível do Lago Gatun continuou a diminuir para níveis sem precedentes para esta época do ano”, afirmou o PCA. “A precipitação registada em Outubro foi a mais baixa registada desde 1950 (41% abaixo) e, até agora, 2023 é o segundo ano mais seco para o mesmo período.”

“Serão anunciados novos ajustes no número diário de trânsitos em função das precipitações na bacia hidrográfica do Canal e do nível do Lago Gatún”, afirmou o PCA. O USDA observou que a redução nos trânsitos coincide com a colheita de grãos nos EUA e o aumento da demanda por transporte. A capacidade reduzida do canal pode forçar o desvio das exportações de grãos do Golfo dos EUA para outras rotas, como o Canal de Suez, afirmou.

Em 2022, navios que transportavam 36,18 milhões de toneladas de cereais – incluindo milho, soja, arroz, sorgo, cevada e trigo – transitaram pelo canal do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico e 2,2 milhões de toneladas passaram do Pacífico para o Atlântico. Os grãos perdem apenas para o petróleo entre as commodities que dependem do canal. A PCA afirmou que incentiva os navios a utilizarem o sistema de Reserva de Trânsito para garantir uma data de trânsito e reduzir a possibilidade de atrasos.

 

 

fonte: PCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *