Um grupo de cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina universal contra 20 subtipos do vírus causador da gripe comum.
A pesquisa por trás do imunizante foi relatada em um artigo publicado, nessa quinta-feira (24/11), na revista Science, deve oferecer uma boa memória imunológica contra a doença, permitindo assim que o organismo reconheça qualquer vírus da gripe que ele venha a encontrar futuramente.
A vacina está sendo desenvolvida com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma utilizada nas vacinas contra a Covid da Pfizer/BioNTech e Moderna, e leva pequenas partículas com instruções de mRNA para que as células possam criar réplicas de proteínas que aparecem na superfície do vírus da influenza, permitindo que o corpo reconheça e combata o patógeno.
Teste iniciais em camundongos e furões mostraram que duas doses do imunizante foram o suficiente para fornecer uma alta proteção contra 20 subtipos do vírus da influenza A e B. A vacina também conseguiu proteger os furões de morrerem mesmo quando eles forem expostos a um tipo de vírus da gripe diferente dos que estão presentes na fórmula.
up